Sobre a Jucese

Sobre a Jucese

Última atualização em: 1 de agosto de 2023 - 09:28

 

A Junta Comercial do Estado de Sergipe (JUCESE) foi criada no dia 08 de novembro de 1897, através da Lei Nº 245, durante o governo de José Joaquim Pereira Lobo, pelo secretário Interino Antônio Alves Teixeira de Oliveira, sendo regulamentada pelos Decretos nº 8.591, de 28 de julho de 1987, 18.849 de 29 de maio 2000, e 20.365, de 24 de dezembro de 2001.

É o órgão responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas no Estado. Tem ainda como principais atribuições processar a habilitação e a nomeação dos tradutores públicos e intérpretes comerciais, além da matrícula e fiscalização de leiloeiros e armazéns gerais.

A Jucese é um órgão estadual subordinada tecnicamente ao Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI, órgão ligado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia – Sedetec. Passou a integrar a estrutura da SEDETEC com o objetivo de alinhar seu trabalho às políticas públicas de desenvolvimento econômico, desburocratização e incentivo ao empreendedorismo.

 

    • VISÃO DE FUTURO

A Jucese está alinhada às políticas de desburocratização e integração para legalização, às políticas de desenvolvimento econômico e Virtualização dos procedimentos de registro – contrato padrão e certificação digital.